Notícias

home » notícias

22 de Maio de 2014 às 18:27

22/05/2014 - Seeb/Pará não admite redução de direitos para os agentes de área do Banpará


(Belém-PA) - Nessa sexta-feira (23), às 8h30, na 14ª Vara do Trabalho, haverá audiência sobre a ação da AFBEPA referente à jornada de trabalho dos agentes de área. O Sindicato dos Bancários participará da audiência, porém apresentará proposta de emenda à ação judicial devido à discordância de mérito, já que a ação da AFBEPA sugere que o trabalhador, no caso os agentes de área, façam a opção por jornada de 6 horas ou de 8 horas.

Para o Sindicato, deixar o trabalhador exposto só irá fragilizar a conquista histórica da jornada diferenciada do bancário, e em verdade, referendaríamos uma fraude à disposição celetista contida no art. 224, caput. Nossa atuação sempre foi exclusivamente voltada à efetiva conquista de direitos trabalhistas, e ao efetivo cumprimento da legislação consolidada em favor dos trabalhadores bancários, tendo sempre em vista a obtenção de um ambiente de trabalho saudável e digno.

“O Sindicato, enquanto legítimo defensor de toda a categoria bancária, não comunga com a possibilidade de expor o trabalhador a negociar com o patrão a flexibilização de um direito conquistado com muita luta, como no caso da jornada de seis horas. Queremos sim defender o funcionalismo do Banpará, mas sem abrir mão de nenhuma conquista”, afirma a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

Nota sobre o Divisor de Horas Extras do Banpará e diferenças a serem pagas

O Sindicato dos Bancários do Pará esclarece que para melhor defender a categoria trabalhadora, reajuizará a Ação Civil Pública que trata a sobre o Divisor de Horas Extras. Importante informar que a ação do Sindicato engloba todos os funcionários, inclusive os que já saíram da empresa ou aposentados. TODOS poderão se habilitar, sem limitações.

É fundamental o registro de que na ação ajuizada pela AFBEPA, em caso de habilitação para recebimento de valores, somente poderá se beneficiar quem já era associado à mesma quando a referida ação foi ajuizada (novembro/2013), não aproveitando quem vier a se associar posteriormente.


Fonte: Bancários PA

Notícias Relacionadas