Notícias

home » notícias

21 de Novembro de 2013 às 06:53

21/11/2013 - Contraf-CUT inicia 8ª turma do curso de formação de dirigentes bancários



Curso forma dirigentes e assessores de entidades sindicais de todo país

O curso "Sindicato, Sociedade e Sistema Financeiro", organizado pela Contraf-CUT em parceria com o Dieese e financiado pelas entidades filiadas, iniciou a 8ª turma na segunda-feira (18), em Atibaia (SP). A atividade faz parte da grade permanente de formação da Confederação e está alinhado com a Política Nacional de Formal da CUT, que define o papel estratégico da formação sindical e aponta para os ramos e setores produtivos organizar cursos complementares à grade da rede nacional.

Segundo William Mendes, secretário de formação da Contraf-CUT, o curso é um Programa de Capacitação de Dirigentes e Assessores (PCDA) adaptado para as entidades sindicais do ramo financeiro e vem sendo realizado pela Contraf-CUT desde 2009. Ele é aplicado em três módulos de cinco dias e ocorrerá entre novembro deste ano e fevereiro de 2014.

A 8ª turma do curso tem a participação de 27 dirigentes e assessores de 13 entidades sindicais de nove estados: RS, SC, PR, SP, RJ, MG, MS, PA e DF.

"Enaltecemos muito a disposição e combatividade de cada participante e de suas entidades por acreditarem na formação sindical. Estávamos com o curso programado para começar em outubro, mas devido à greve longa e vitoriosa da categoria, tivemos que reorganizar a agenda. Fomos instados a manter o curso e estamos muito felizes de termos uma turma tão boa quanto esta que temos nesta oitavo curso", afirma William.

Este primeiro módulo é organizado de modo a que os participantes tenham oportunidade de conhecer melhor a história do movimento sindical brasileiro e dos bancários; aborda a questão da disputa da mais valia entre capital e trabalho; estuda a questão do mundo do trabalho ao longo do século XX no Brasil, sob os vários governos e períodos; e chega ao período contemporâneo dos anos 90 e da atualidade.

Os outros dois módulos abordarão o sistema financeiro nacional e internacional, a questão da regulamentação, os tratados e acordos internacionais, os desafios da classe trabalhadora e da categoria bancária na contemporaneidade.

"A formação sindical tem papel estratégico para a Central Única dos Trabalhadores. Na definição da Política Nacional de Formação da CUT, cabe aos ramos fazer curso e programas de formação complementar aos da rede. A Contraf-CUT cumpre seu papel quando oferece este curso de capacitação de dirigentes das entidades sindicais do ramo financeiro, bem como com os cursos de especialização que estamos realizando neste mandato como ocorreu com a Terceirização e sobre o tema Saúde do Trabalhador do Ramo Financeiro. Teremos mais cursos de especialização em 2014", projeta William.

Fonte: Contraf-CUT


Notícias Relacionadas