Notícias

home » notícias

21 de Março de 2014 às 16:58

21/03/2014 - Seeb/Brasília repudia com veemência tentativa da direção da Caixa de censurar entidade


A Caixa Econômica Federal veio em cena com uma atitude antidemocrática que partiu da área de pessoas no início deste mês. Autoritária, a empresa tentou impedir diretores do Sindicato dos Bancários de Brasília de entregar o questionário da pesquisa sobre saúde e condições de trabalho da categoria que está sendo realizada pela entidade sindical.
 
Ao questionar os diretores do Sindicato, a área de pessoas da Caixa chegou a afirmar que a entrega da pesquisa deveria ter sido negociada previamente.
 
A Caixa infringiu a Convenção Coletiva de Trabalho, da qual é signatária, quando tentou impedir a entrega do material aos seus empregados. A cláusula 37ª garante o livre acesso do dirigente sindical nas unidades de trabalho, bem como a entrega de materiais de interesse do trabalhador.  “Absurda, a atitude da Caixa é sim um ato de censura, o que condenamos com veemência. Não cabe à Caixa interferir em nenhum material produzido pelas entidades sindicais”, afirma o diretor do Sindicato Adilson de Sousa, que também empregado da Caixa.
 
A pesquisa
 
O Sindicato reforça a importância de a categoria responder o questionário para subsidiar a elaboração de políticas de prevenção em saúde e a formulação de propostas para a negociação coletiva com os bancos.  
 
O questionário abrange situaᄃões que envolvem todo o ambiente laboral, da relação interpessoal com a chefia até motivos pelos quais se deram os afastamentos de trabalhadores e a sua duração, passando pela questão das metas abusivas e do assédio moral.
 
O levantamento também está disponível no site do Sindicato para os bancários associados. A entidade orienta que os trabalhadores respondam às perguntas via computador pessoal, eliminando a possibilidade de monitoramento por parte do banco. As informações serão mantidas no mais absoluto sigilo. 
 
Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília 

Notícias Relacionadas