Notícias

home » notícias

20 de Setembro de 2013 às 07:17

20/09/2013 - Para dirigente nacional da CUT, comunicação está entre os desafios sindicais


A atuação sindical deve estar desvinculada de partidos políticos e governos e inserida no cotidiano dos trabalhadores para efetivamente colaborar com a luta de classe. A avaliação é do secretário Nacional de Organização da CUT Brasília, Jacy Afonso de Melo, que palestrou sobre a Estrutura e Desafios do Movimento Sindical nesta quinta-feira (19), primeiro dia do 1º Seminário de Atualização em Comunicação Sindical.

Segundo Jacy Afonso, a atuação dos sindicatos deve ser mais incisiva e menos corporativa. “Temos que ser instrumento de mudança. Precisamos recuperar nossa capacidade de discutir a conjuntura. Mas temos de reconhecer que o sindicato é uma entidade de frente única, não de partido único, envolvendo todos os trabalhadores, independente de suas tendências e escolhas políticas”, discursou. O dirigente ainda explica que “a pujança de um sindicato está na representação da base, enquanto a do partido está no programa político”. “Governo é para governar; parlamento para legislar e sindicato para ‘sindecatear’”, afirma Jacy Afonso, parafraseando João Vaccari, ex presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo.

De acordo com o dirigente da CUT, atualmente o movimento sindical tem entre os desafios fazer a classe trabalhadora conhecer e encarar o processo exploração capitalista, o que sugere a formação da consciência de classe; promover a discussão sobre políticas públicas, para que as lutas dos sindicatos saiam do corporativismo, abordando questões como segurança, saúde, educação; e convencer os jovens a participar e reconhecer a importância do movimento sindical, com o intuito de renovar a estrutura sindical, atualizar e fortalecer a luta. “Vamos fazer a revolução antes que outros o façam”, alerta, após apontar uma certa acomodação em parte das direções sindicais.

Para todos esses desafios, enfatiza Jacy Afonso, a comunicação tem papel essencial. Ele ainda analisa que formação e comunicação são indissociáveis. “Este seminário é uma oportunidade de complementar o que se ensina nas faculdades de jornalismo, que se abstêm de estudar a comunicação sindical. E só conhecendo a história da luta do trabalhador poderemos dar prosseguimento a esta batalha”, afirma.

O 1º Seminário de Atualização em Comunicação Sindical termina nesta sexta-feira, dia 20. Acesse a página da CUT Brasília no facebook e veja mais sobre o 1º Seminário de Atualização em Comunicação Sindical.

Secretaria de Comunicação Sindical da CUT Brasília


Notícias Relacionadas