Notícias

home » notícias

27 de Julho de 2016 às 09:01

18ª Conferência Nacional dos Bancários começa nesta sexta 29, em São Paulo

A Fetec-CUT/CN participará com 71 delegados e 6 observadores na Conferência, que aprovará a estratégia e a pauta de reivindicações da Campanha Nacional 2016


Crédito: Arquivo

A 18ª Conferência Nacional dos Bancários, que discutirá e aprovará a estratégia e a pauta de reivindicações da Campanha 2016, será realizada em São Paulo entre esta sexta-feira 29 e o domingo 31. A Federação dos Bancários do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) participará da Conferência com 61 delegados eleitos nas 12 bases sindicais, mais 10 representantes dos sindicatos e 6 observadores. A pauta de reivindicações a ser aprovada pelos delegados será entregue no dia 9 de agosto à Fenaban (Federação Nacional dos Bancos).

“Os preparativos para a Conferência envolveram um amplo processo democrático de discussão com a categoria nas nossas bases, que incluíram uma consulta direta aos bancários, por intermédio de um questionário padrão, para conhecer suas reivindicações e problemas, que orientaram nossos encontros, conferências e assembleias regionais, onde as propostas foram discutidas e aprovadas para serem levadas à Conferência Nacional”, explica José Avelino, presidente da Fetec-CUT/CN.

A Fetec-CUT/CN possui atualmente 12 sindicatos filiados, representando dessa forma, todos os bancários dos Estados de Mato Grosso, Rondônia, Acre, Roraima, Distrito Federal, Pará, Amapá, da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno - RIDE e das cidades de Rondonópolis(MT) e Região Sul, de Dourados(MS) e Região, Barra do Garças(MT) e Região e de Campo Grande (MS) e Região.

As propostas que os representantes dos bancários da região Centro Norte levarão à 18ª Conferência incluem aumento real de salário (os índices variam de 12% a 20%, de acordo com cada base), ampliação do piso salarial, PLR melhor, elevação da cesta-alimentação, fim das demissões e mais contratações, fim do assédio moral e das metas abusivas, fim das terceirizações e melhoria da segurança bancária.

“Também defendemos que para a Conferência Nacional de 2017 seja aprovada a paridade de gênero, de forma que a representação espelhe a realidade da categoria, hoje composta meio a meio por homens e mulheres, além da forma de rateio para todos os participantes”, acrescenta Avelino.

Estão inscritos para a 18ª Conferência, que será realizada no Hotel Holliday Inn, 634 delegados eleitos de todo o país mais 61 observadores, totalizando 695 bancários.

 

Seminário com participação de Lula

Na abertura do encontro, na parte da manhã da sexta-feira 29, será realizado o seminário Sistema Financeiro e Sociedade, que terá a participação do ex-presidente Lula, para discutir a relação entre os diversos modelos de desenvolvimento e cidadania debatidos no Brasil nos últimos anos e o papel desempenhado pelos bancos.

A Contraf-CUT realizará o Seminário Sistema Financeiro e Sociedade, que antecipará a abertura da Conferência. O evento contará com a presença de personalidades do cenário político e de movimentos sociais e sindicais, que participarão da exposição de três painéis:

 

Programação

Sexta-feira, dia 29 de julho

8h30 às 18h – Credenciamento

9h às 18h - Seminário: “Sistema Financeiro e Sociedade”, assim subdividido:

9h às 12h - Painel 1 – “Transformações no Sistema Financeiro e seus impactos no Mundo do Trabalho”.

13h às 15h - Painel 2 – “ Novas Ofensivas aos Direitos dos Trabalhadores”.

15h às 17h - Painel 3 -  Fórum da Resistência – “O Brasil que Queremos”.

Após a apresentação dos painéis, haverá o lançamento dos livros ‘O Brasil que queremos’ e ‘A resistência ao golpe’.

19h – Votação do Regimento Interno da 18ª Conferência Nacional dos Bancários.

19h30 – Abertura solene.

 

Sábado, dia 30 de julho

8h30 às 12h – Credenciamento

9h – Análise do Dieese dos resultados dos bancos e apresentação da sistematização da Consulta Nacional 2016.

10h às 16h – Trabalho em Grupos:

Grupo 1 – Emprego.

Grupo 2 - Saúde do Trabalhador, Segurança Bancária e Condições de Trabalho.

Grupo 3 – Remuneração.

Grupo 4 – Estratégia para Organização da Luta e Disputa da Sociedade.

16h – Plenária das correntes políticas sobre polêmicas nos grupos de trabalho.

 

Domingo, dia 31 de julho

9h30 às 10h - Apresentação da campanha de mídia.

10h às 13h - Plenária final e encerramento.

 

Fonte: Fetec-CUT/CN


Notícias Relacionadas