Notícias

home » notícias

16 de Janeiro de 2014 às 07:28

16/01/2014 - Eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa acontece entre 27 e 31. Fenae apoia Chapa 1


Chapa "Movimento pela Saúde" é representativa de empregados ativos e aposentados e conta também com o apoio de inúmeros sindicatos e federações, além da Contraf/CUT, Fenacef, Fenag e Unei

A votação para a escolha dos integrantes eleitos do Conselho de Usuários do Saúde Caixa será realizada entre 27 e 31 de janeiro, com a participação de cinco chapas. A previsão é de que o resultado seja divulgado em 4 de fevereiro, com posse marcada para o dia 14 do próximo mês.

A Fenae apoia a Chapa 1 – “Movimento pela Saúde”, integrada pelos titulares Ivanilde Moreira de Miranda, Alexandro Tadeu do Livramento, Adeir José da Silva (aposentado), Paulo Roberto Borges de Lima e Vanessa Sobreira Pereira. Os suplentes são Álvaro Roberto Figueiro Murce (aposentado), Antônio Abdan Teixeira Silva, Ivoneide Gomes Brandão, Lilian Minchin e Tiago Vasconcellos Pedroso.

A avaliação é de que a chapa “Movimento pela Saúde” é representativa de empregados ativos e aposentados, contando também com o apoio de inúmeros sindicatos e federações, além da Contraf/CUT, Fenacef, Fenag e Unei. A votação será eletrônica.

Uma das propostas da Chapa 1 é lutar por maior participação na gestão do plano de saúde em busca de mais melhorias. Outras prioridades são a manutenção e o aperfeiçoamento do plano, sustentando o princípio de solidariedade; a luta pela ampliação e qualificação da rede credenciada; e a realização de estudo para inclusão de pais com baixa renda, visando o não comprometimento financeiro do plano.

Portanto, é fundamental a participação de todos os empregados nesse processo eleitoral, pois assim os representantes eleitos serão a voz dos usuários junto à gestão do Saúde Caixa.

 

Composição paritária
O Conselho de Usuários do Saúde Caixa é autônomo, mas não possui poder deliberativo. É composto de forma paritária por cinco membros titulares eleitos pelos participantes e por cinco indicados pela Caixa, além de seus respectivos suplentes. O mandato é de 36 meses.

 

Foi criado em 2003, a partir das negociações do novo modelo do Saúde Caixa entre representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro e da Caixa Econômica Federal.

Um de seus propósitos é dar maior transparência e possibilidade de acompanhamento da gestão financeira e administrativa do plano. De acordo com a Agência Nacional de Saúde (ANS), o Saúde Caixa é um dos maiores planos de assistência à saúde no modelo de autogestão.

Fonte: Fenae Net

Notícias Relacionadas