Notícias

home » notícias

16 de Janeiro de 2014 às 07:07

16/01/2014 - CUT-DF realiza “Abraço da Integração dos povos latinoamericanos e caribenhos” no dia 28


Cerimônia comemora os 160 anos do nascimento de José Martí, intelectual da revolução cubana

Escrito por: CUT - DF

 

Em 28 de janeiro de 1853 nascia José Martí, herói cubano que morreu em batalha para tornar a ilha independente. Seus 160 anos de nascimento serão celebrados na próxima terça-feira (28), às 17h, na Praça do Buriti, em Brasília, com o “Abraço da Integração dos povos latinoamericanos e caribenhos”.


“Nosso objetivo é de reforçar, na data do aniversário de Martí, a importância da integração dos povos da América do Sul e do Caribe para lutarmos contra a opressão da cultura neoliberal sobre os nossos países. Por isso, convocamos todo o movimento social e a sociedade em geral para participar do ato”, afirma o secretário de Política Social da CUT-DF, Ismael José Cesar. A atividade foi decidida na reunião do Comitê em Defesa de Cuba, realizada nessa terça-feira (14), na sede da CUT-DF.



Quem foi José Martí

Herói nacional de Cuba, poeta, escritor, orador, catedrático, agente consular, jornalista, estadista e patriota, José Martí se dedicou à luta pela independência de Cuba. O herói morreu em combate, em 1895, durante a Guerra da Independência (1868 a 1895).

Descoberto por Cristóvão Colombo, em 1492, a ilha de Cuba foi invadida pelos espanhóis, que exterminaram sua população aborígene, substituída por escravos africanos. Durante mais de quatro séculos, a ilha permaneceu como colônia espanhola. Em 10 de outubro de 1868, teve início a Guerra da Independência, processo que durou mais de 30 anos, tendo como protagonistas Carlos Manoel de Céspedes, Antᄡnio Maceo, Máximo Gomez e José Martí.



Pós-Martí: a revolução continua

Diante da iminência do triunfo cubano, em 1898, os Estados Unidos declararam guerra contra a Espanha e frustraram os sonhos de independência do povo cubano. A Guerra da Independência terminou em 10 de dezembro de 1898. Os EUA receberam o controle absoluto de Porto Rico e Filipinas e ocuparam Cuba militarmente.

Em 20 de maio de 1902, foi concedida à Cuba uma independência formal que, de fato, fez do país uma neocolônia dos Estados Unidos, com a instituição da Emenda Platt – dispositivo legal inserido na Carta Constitucional de Cuba que dava aos EUA o direito de intervir em Cuba sempre que julgasse necessário e também o direito de estabelecer bases militares permanentes na ilha.

Em 26 de julho de 1953, o Quartel de Moncada, em Santiago de Cuba, foi tomado por Fidel Castro e outros rebeldes. Castro liderou o início da luta do povo cubano pela verdadeira libertação e contra a ditadura de Fulgencio Batista. O triunfo da Revolução cubana data de 1º de janeiro de 1959 e torna memorável os nomes de Che Guevara, Raul Castro, Camilo Cienfuegos, Célia Sanchéz e outros. Os EUA lideram até hoje um boicote econômico para tentar impedir o desenvolvimento do povo Cubano.


Notícias Relacionadas