Notícias

home » notícias

16 de Junho de 2014 às 09:00

13/06/2014 - Negociaçᆪo com Banco da Amazônia traz avanços aos empregados


Crédito: Seeb Pará
Seeb Pará Algumas boas perspectivas para os empregados do Banco da Amazônia saíram da reunião da quarta-feira, dia 11, entre o banco e o Sindicato dos Bancários do Pará, a Contraf-CUT e a Fetec Centro-Norte (CN). Merecem destaque o crédito habitacional, o PCS e o Ponto Eletrônico.

Pelo Sindicato participaram a presidenta Rosalina Amorim, o vice-presidente Marco Aurélio Vaz e o diretor jurídico Cristiano Moreno, bem como o secretário de Organização da Contraf-CUT, Miguel Pereira, e o vice-presidente da Fetec-CN Sérgio Trindade. Pelo banco compareceram o gerente da GEPRO, Francisco Moura, a gerente da GERHU, Edwiges Lemanski, e a gerente da GICOM, Leudah Gallo.

Confira o que foi discutido:

1. Crédito Imobiliário

O banco informou que a Caixa Econômica Federal atendeu à reivindicação do Banco da Amazônia, comunicando que desde o dia 22 de abril passou a estabelecer os mesmos padrões de taxas e benefícios para os empregados do setor público do Poder Executivo Federal, inclusive das sociedades de economia mista.

Quanto ao Banco do Brasil, a área jurídica está ultimando a análise da minuta de convênio a ser efetivado entre o Banco da Amazônia e o BB, o que deve ser concluído até o final do mês de junho.

Com o objetivo de tentar dinamizar o processo, o Sindicato encaminhará ofício à Superintendência da Caixa, solicitando uma reunião para que se discuta a criação de condições de atendimento célere aos processos dos empregados do Banco da Amazônia relacionados ao convênio de habitação do banco.

2. PCS

O banco informou que o processo licitatório está em fase de homologação e contratação da empresa de consultoria vencedora, a Deloitte, com prazo de conclusão até 31 de julho. A partir da assinatura do contrato, será elaborado um primeiro diagnóstico da área de RH em um prazo de 60 dias. O processo tem 18 meses para ser concluído.

As entidades sindicais farão o acompanhamento de cada fase do processo de elaboração do novo PCS do Banco da Amazônia, conforme discutido na última campanha salarial, que consta como compromisso assumido pelo banco.

3. Ponto Eletrônico

Ficou agendado para o dia 1º de julho, às 9 horas, na matriz do banco, uma reunião com as entidades sindicais para tratar especificamente do Ponto Eletrônico, no sentido de viabilizar o que exige a Portaria nº 373 do MTE, no caso em que se utilize sistemas alternativos de controle da jornada de trabalho.

Nesse ponto de pauta, as entidades sindicais reivindicaram isonomia na jornada de trabalho, ou seja, que os admitidos no banco a partir de 27/12/2012 também cumpram a jornada de 6 horas ininterruptas, para usufruírem dos 15 minutos de intervalo dentro da jornada.

4. Plano de Saúde

O banco informou que o DEST e TCU estão realizando levantamento das ações de assistência à saúde dos empregados das estatais. As informações referentes ao Banco da Amazônia foram apresentadas e estão em análise naqueles órgãos.

5. NP 118

O banco informou que o Grupo de Trabalho composto pela GERHU, SEAUD, GEREO e GEJUC está ultimando as tratativas, visando a apresentação do assunto à Diretoria Executiva. O prazo de conclusão dos trabalhos é para o final de julho.

6. CAPAF

Ainda não há indicativo de reabertura de prazo para adesão aos planos saldados. A situação perdura enquanto não houver definição sobre a tramitação da ação judicial contra a PREVIC que suspendeu o processo de liquidação dos planos BD e Amazon Vida em saldamento.

7. Lateralidade

O banco mantém a posição anterior, dizendo que continua avançando no aperfeiçoamento da política da lateralidade. No entanto, o Sindicato informou que a ação movida contra o banco está em via de ser sentenciada, o que estava previsto para ocorrer no último dia 6 de junho, mas que ainda não foi divulgado até o momento.

8. Vale Cultura

As adesões continuam graças à solicitação do Sindicato de prorrogação do prazo de adesões e já atingiram o percentual de 65% do total de 800 empregados que poderão acessar o benefício conquistado na Campanha Nacional 2013.

O banco informou que a retroação só será possível para os empregados e empregadas que fizerem suas adesões até 30 de junho. A partir de 1º de julho, o benefício terá por base a data de adesão.

9. Representantes dos empregados no comitê de agências

O banco encaminhará a relação dos empregados eleitos como representantes dos empregados no Comitê de Administração das Agências e Superintendências.

10. Programa de pós-graduação

Esse item não avançou, pois foi tratado, especificamente, para a TI. A demanda foi ampliada e o programa está contemplado dentro do escopo do trabalho da consultoria de RH, visando a revisão do PPG em sua totalidade.

Avaliações

A presidenta do Sindicato avaliou como positiva a reunião com o Banco da Amazônia e espera que "os trabalhos em torno da elaboração do novo PCCS para os empregados e empregadas do banco ocorra com celeridade, qualidade e democracia, pois esta é uma demanda histórica que finalmente pode tornar-se realidade para os trabalhadores e trabalhadoras do Banco da Amazônia".

Já o vice-presidente da Fetec-CN destacou que "em que pese as respostas vagas para algumas questões, como em relação ao Plano de Saúde, tivemos além do PCCS outro avanço importante que diz respeito ao crédito imobiliário, pois essa é uma conquista nossa da Campanha Nacional 2013 e que atende aos anseios básicos de cada trabalhador sobre a questão habitacional".

Por fim, o vice-presidente do Sindicato enfatizou a importância de sair com uma agenda certa para discutir especificamente o Ponto Eletrônico. "É injusto que os novos empregados admitidos após 27/12/2012 sejam tratados de forma diferente em suas jornadas de trabalho, ficando 15 minutos a mais em seu local de trabalho, sendo que os empregados admitidos antes dessa data saem mais cedo do trabalho. Portanto a luta pela isonomia de tratamento na jornada de trabalho é uma das nossas reivindicações nas mesas de negociação com o Banco da Amazônia".


Fonte: Seeb Pará

Notícias Relacionadas