Notícias

home » notícias

13 de Fevereiro de 2014 às 16:16

13/02/2014 - Seeb/Brasília discute Informática e reestruturação com o presidente do BRB


negociacaobrb(Brasília) - Informática e reestruturação. Esses foram os dois principais assuntos tratados em reunião nesta quarta-feira (12) entre o Sindicato e o presidente do BRB, Paulo Evangelista, e que contou com a presença do vice-presidente de Clientes e Crédito, Alair Vargas, e dos diretores Sidnei Yokohama (Informática) e Marco Aurélio (Pessoas). 

Sobre as questões da Informática, o presidente do banco afirmou estar em curso apuração sobre eventuais prejuízos e responsabilidades acerca dos acontecimentos de dezembro e janeiro, que ocasionaram quedas longas do sistema, com repercussões extremamente negativas para o BRB, funcionários e clientela. 

Paulo Evangelista disse que os problemas foram causados não apenas em decorrência da implantação da nova solução multicanal, mas também em função de diversos fatores, os quais estão sendo devidamente mapeados para as correções necessárias. O Sindicato reforçou a suspeita recorrente em diversos comentários de funcionários do setor, de que a implantação da solução multicanal na data de dezembro de 2013 teria ocorrido para permitir o faturamento e consequente pagamento à empresa Fóton ainda naquele mês. O presidente reforçou que toda denúncia será prontamente apurada. 

O diretor da área, Sidnei Yokohama, afirmou que já tem uma visão geral dos problemas e possíveis soluções. Indagado sobre prazos para a garantia de uma estabilidade maior do sistema, o presidente e o diretor afirmaram que, conforme o plano diretor de Informática, o cronograma está em curso e que uma estabilidade plena só se alcançará no médio prazo. Eles destacaram ainda que problemas de grande monta como os ocorridos em dezembro e em 17 de janeiro não mais devem se repetir, mas ponderaram que 2014 será um ano de muita atenção, já que estão em curso investimentos vultosos na modernização do setor, visando justamente o alcance dessa estabilidade.

O Sindicato reiterou sua preocupação com o volume da terceirização da área de Informática e cobrou que haja uma rigidez maior na execução dos contratos com as empresas, pois há denúncias de que existe certa frouxidão com alguns deles, o que compromete sobremaneira o setor. O presidente e o diretor disseram que estão sendo revistos todos os contratos com ajuste de prazo de execução dos serviços e exigências de maior rigidez na sua observância. Paulo Evangelista adiantou que serão convocados novos analistas de TI, visando justamente à substituição de terceirizados e a internalização de serviços, na busca de maior comprometimento na realização das tarefas.

O Sindicato reiterou os votos de uma gestão mais eficiente ao novo diretor Sidnei, que agradeceu e se colocou à disposição para qualquer discussão acerca da Informática do BRB.  

Reestruturação 

Na sequência da reunião, o Sindicato indagou ao vice-presidente de Clientes e Crédito, Alair Vargas, e ao diretor Marco Aurélio sobre a reestruturação e seus impactos relativamente à redução de custos e possíveis descomissionamentos,  ao que os executivos do banco responderam que o processo não acarretou e não acarretará nenhum descomissionamento e que a reestruturação promoverá uma redução de custos de aproximadamente R$ 10 milhões anuais.

Indagados sobre nomeações e designações, eles reafirmaram que após a conclusão do processo de reestruturação será feito um levantamento de vagas e necessidades para que se retomem os processos. Marco Aurélio adiantou que está em estudo, inclusive, a abertura de processo de seleção interna para gerente de expediente. Ambos garantiram também que todos os aprovados à espera de nomeações/ designações, dentro das vagas disponíveis, as terão asseguradas.

Representaram o Sindicato na reunião o presidente, Eduardo Araújo, e os diretores Antonio Eustáquio, Cristiano Severo e Ronaldo Lustosa. Pela Federação Centro-Norte (Fetec-CN/CUT), participou o diretor André Nepomuceno.  

Fonte: Seeb/Brasília - Da Redação

Notícias Relacionadas