Notícias

home » notícias

13 de Fevereiro de 2014 às 09:19

13/02/2014 - Em Sobradinho, Seeb/Brasília informa ações para melhorias das condições de trabalho no BB


reuniaobbsobradinhocentroO presidente do Sindicato, Eduardo Araújo (em pé), fala com os bancários do BB da agência Centro de Sobradinho

(Brasília) - Atento aos problemas dos bancários e bancárias do Distrito Federal, o Sindicato intensifica as visitas as unidades para cobrar soluções e mobilizar os trabalhadores. No último dia 5, o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, se reuniu com os trabalhadores da agência Centro de Sobradinho do Banco do Brasil para tirar dúvidas e colocar a entidade à disposição do funcionalismo. 

Durante a reunião, que contou com ampla participação dos bancários, Araújo debateu temas importantes: a falta de empregados, as péssimas condições de trabalho em todas as agências, as metas abusivas, Cassi (plano de saúde), Previ (caixa de previdência)  e a lucratividade do banco, entre outros pontos.  

Sobre a falta de funcionários nas agências – problema crônico do sistema financeiro que evidencia a alta rotatividade nos bancos e a ganância dos banqueiros em investir cada vez menos no atendimento ao público –, o presidente reforçou que o Sindicato já enviou inúmeros ofícios à direção do BB cobrando a contratação de funcionários para melhorar a qualidade de atendimento e reduzir o número de funcionários afastados por doenças relacionadas ao trabalho. Araújo também lembrou que o assunto sempre é pautado nas negociações com os representantes do BB e das demais instituições financeiras. 

  • Clique aqui para ler os ofícios enviados pelo Sindicato cobrando mais contratações do BB

“Mesmo com a choradeira dos bancos, o setor continua sendo o mais lucrativo da economia brasileira, o que não justifica a quantidade insuficiente de trabalhadores para atendimento ao público”, afirmou Eduardo Araújo, que também é bancário do BB. “A falta de funcionários é ruim para todos: o banco fica com a imagem desgastada, os trabalhadores adoecem e os clientes ficam horas nas filas intermináveis”, destacou. 

Ao ser questionado por um bancário sobre um novo PDV e um novo Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI), Eduardo Araújo esclareceu que programas deste tipo não são reivindicados pelo Sindicato. “Até onde sabemos, não existe qualquer intenção e/ou projeto do BB de implementar novos PDVs e PAIs. No entanto, caso o banco decida reabrir estes programas, auxiliaremos todos os bancários que tiverem dúvidas”. 


Para o Sindicato, mobilização não pode ser apenas na campanha salarial

Durante a reunião com os bancários e bancárias da agência Centro de Sobradinho do BB, o Sindicato reforçou, mais uma vez, a importância da mobilização para enfrentar as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores. 

“Precisamos que os bancários e bancárias se juntem a nós nesta luta tão difícil para enfrentar o setor mais lucrativo e um dos mais influentes do país”, observou Eduardo Araújo. “Por isso, queremos o apoio de todos para as nossas atividades”, acrescentou ele, ao informar que o Sindicato já iniciou as visitas aos bancários de todos os bancos para divulgar, entre outras ações, a pesquisa que vai fazer um levantamento sobre a saúde da categoria. 

Rodrigo Couto
Do Seeb Brasília

Notícias Relacionadas