Notícias

home » notícias

10 de Fevereiro de 2014 às 14:25

10/02/2014 - Seeb/Pará discute melhorias de condições de trabalho com superintendência da Caixa


Superintendencia-Norte-Caixa(Belém-PA) - O Sindicato dos Bancários do Pará reuniu no final do mês de janeiro com a Superintendência Regional Norte da Caixa Econômica Federal, no Edifício Sede do banco em Belém, para tratar sobre a melhoria das condições de trabalho nas unidades do banco na região de abrangência da Superintendência no Estado.

Estiverem presentes pelo Sindicato os diretores Heider Costa, que é empregado do banco, e Gilmar Santos. Pela Caixa estiveram o Superintende Regional Evandro Narciso, a Gerente de Filial/GIRET-BE Jucinete do Socorro Lobato Silva, a Gerente de Filial/GIPES-BE Eliana Miki Oya, a Coordenadora da GILOG/BE Valdelina Sirotheau, e o Coordenador da GILOG-BE Márcio Shigeru.

Condições de trabalho nas agências Altamira e Xingú

As péssimas condições de trabalho nas agências da Caixa em Altamira já foram tema de diversas reuniões com a superintendência regional do banco, foram denunciadas pelo Sindicato à SRTE (clique aqui), e foram pauta de moção de repúdio dos empregados aclamada em plenária de CONECEF.

O tema foi retomado na última reunião do Sindicato com a Caixa, onde o banco informou que já estão disponíveis na LAP da Agência Altamira mais um cargo e uma função de Caixa, e que unidade está em fase de seleção deste novo funcionário.

A superintendência da Caixa também informou que no dia 20 de março está prevista a inauguração da agência Uruará, que devido à proximidade geográfica, deverá contribuir para redução do volume de atendimento das agências de Altamira.

Transporte de valores - O banco também informou que foi finalizado o processo de licitação para contratação de empresas para atuação no abastecimento de numerário em Altamira, dessa forma, a empresa SAGA deve assumir agora em fevereiro o processo de abastecimento de PAEs e Salas não contíguas. Enquanto a empresa Prossegur ficará responsável pela demanda de abastecimento das unidades. Porém, ainda está em curso um processo de ajuste operacional entre as duas empresas.

Infraestrutura – A Caixa assinou contrato com a empresa Armazém Paraíba, que é a responsável pela adequação do novo prédio para as novas instalações da Ag. Altamira. Foi firmado o compromisso de data de inauguração para o dia 30 de junho de 2014.

Também está assinado o contrato com o investidor para adequação do prᄅdio para as futuras instalações da Agência Xingú, que atualmente funciona em uma Unidade Transitória (UTA). O banco se comprometeu em repassar o cronograma previsto nesse contrato, assim como em repassar mais informações sobre o prazo para instalação do Split de refrigeração da tesouraria da Ag. Altamira.

Qualidade da água para consumo de clientes e funcionários

A Caixa informou que no novo contrato com a empresa responsável pela manutenção dos filtros de água nas suas unidades foi incluído o serviço de análise mensal da qualidade da água e que no dia 06/02 poderá disponibilizar o cronograma dessa atividade.

O banco se comprometeu em informar ao Sindicato quais unidades receberam a suplementação de pronto pagamento para aquisição direta de água mineral.

“Sobre esse assunto, sugerimos que sejam verificados de forma urgente os casos das agências Marco, Cabanagem e Ver-o-Peso, pois diversos bancários e bancárias dessas unidades já fizeram reclamações ao Sindicato sobre a presença de odor e gosto desagradáveis na água oferecida aos empregados”, afirma o diretor do Sindicato e empregado do banco, Heider Costa.

Ajuste nas agências sem corredor de abastecimento

Em relação às agências sem corredor de abastecimento a Caixa explicou que o layout das novas unidades inauguradas prevê a ligação direta da tesouraria com as salas de autoatendimento, e que diversas agências estão em processo de análise para reinvestimento.

“Reforçamos a necessidade de atendimento dessa questão para garantir mais segurança à atividade dos tesoureiros, a fim de evitar que novas unidades sejam inauguradas sem o corredor de abastecimento, como foi o caso das novas instalações da agência São Braz”, complementa o dirigente sindical Heider Costa.

Condições de trabalho na Ag. Salinópolis

O Sindicato expôs a situação verificada na Ag. Salinópolis da Caixa, que no final do mês de dezembro contava com somente 4 empregados atuando, dos 7 lotados. A situação foi representa uma imensa sobrecarga de trabalho, que acentua enormemente o risco operacional dos empregados expostos a esse tipo de situação.

“Apesar da ciência de que se trata de um problema de abrangência nacional, em virtude da política adotada pela empresa, cabe a nós enquanto entidade sindical cobrar junto à alta direção da empresa uma solução efetiva”, destacou o diretor do Sindicato, Gilmar Santos.

O banco informou que a situação ocorreu em virtude de dois empregados que ficaram ausentes por licença saúde e de um empregado que abandonou o emprego, o qual está em processo de substituição. Informou também que, na medida do possível, são realizados destacamentos de empregados de outras unidades para amenizar esse tipo de ocorrência.

Fonte: Bancários PA

Notícias Relacionadas