Notícias

home » notícias

9 de Outubro de 2014 às 00:26

09/10/2014 - CUT dialoga com Sindicalistas sul-coreanos


Crédito: CUT 

Trabalhadores sul-coreanos participam de ato pelo Trabalho Decente 

Delegação da KCTU vem ao Brasil conhecer sistema político, sindical e atuação da Central

Escrito por: Henri Chevalier - CUT 

Uma delegação de 15 líderes sindicais sul-coreanos está em São Paulo para conhecer a realidade política e sindical do Brasil. Segundo o sindicalista e chefe da delegação da Korean Confederation of Trade Unions (KCTU), Lee keunweon, a importância da CUT no cenário sindical internacional – a Central é a maior central sindical do Brasil, da América Latina e a 5ª maior do mundo - foi o motivo da escolha, além da relação de afinidade ideológica entre as instituições.

“O mundo hoje é dominado por políticas neoliberais e reforçar os laços entre os países do sul para formar uma política internacional é fundamental para os trabalhadores. Para isso, é preciso a troca de experiências. Queremos ver como os sindicatos realizam sua luta política no Brasil e na Argentina, para isso visitamos centrais fortes, como a CUT”, afirma Lee.

A delegação, composta de metalúrgicos, trabalhadores da saúde, da construção civil e dos transportes, estará no Brasil até 5 de outubro. Durante o período em São Paulo, os sindicalistas participaram do ato da Jornada Mundial pelo Trabalho Decente.

Para o secretário nacional de Relações Internacionais da CUT, Antônio Lisboa, A KCTU é parceira histórica da CUT e tem muita proximidade com concepção sindical da Central.  “Este encontro é mais uma forma de compreendermos as afinidades de projeto e de pauta para os trabalhadores, apesar da distância geográfica”.

O presidente da Confederação Sindical Internacional, João Felício, destaca o intercâmbio entre a CUT e a KCTU como uma forma de fortalecimento da luta internacional. “Nós já nos encontramos com a KCTU na Coreia e temos uma identidade política que é de importante manutenção se quisermos organizar os trabalhadores internacionalmente. A troca de experiências tem sido fundamental para o processo de unidade”, destaca o presidente.


Notícias Relacionadas