Notícias

home » notícias

8 de Abril de 2014 às 23:00

09/04/2014 - Seeb/Pará sediará Curso de Formação de Formadores sobre o Plebiscito da Reforma Política


CUT-Pará e movimentos sociais que compõem Comitê do Pebiscito Popular no Pará promoverão curso que debaterá a Reforma Política 

(Belém-PA) - A CUT, Fetagri e todos os sindicatos urbanos e rurais precisam urgentemente ampliar o engajamento na luta e organização do plebiscito popular e o primeiro passo é participar do Curso de Formação de Formadores e Formadoras que será realizado de 11 a 13 de abril deste ano, no Sindicato dos Bancários do Pará.

No curso, participantes saberão em profundidade qual a razão do plebiscito, quando ele vai acontecer e o que será preciso fazer para criar novos comitês do plebiscito em cada município ou regional. 

Um pouco do histórico

Desde setembro 2013, movimentos sociais e a CUT Brasil têm feito reuniões, formação, cartilha, enfim, organizado a luta no sentido de termos um plebiscito popular por um novo sistema político. Mas feito por uma constituinte exclusiva, posto que a representação hoje existente no Congresso Nacional não nos contempla enquanto classe trabalhadora, mulheres, jovens, negras e negros.

Dos 594 parlamentares (513 deputados e 81 senadores) mais de 70% do Congresso é representado por empresários, empresários da saúde, da educação. Ora, isso não leva em consideração que a maioria da população é composta por trabalhadores e trabalhadoras. E que enquanto 51% da população é composta por mulheres, o Congresso tem menos de 10% de mulheres; e assim por diante.

Outro exemplo: a bandeira da Reforma Agrária não consegue sair por causa do tamanho da bancada ruralista dentro do Congresso que sempre barra qualquer avanço possível para enfrentar o problema agrário no Brasil, diversas bandeiras históricas do movimento feminista que dentro do Congresso Nacional as bancadas religiosas principalmente mais conservadoras sempre barram o avanço de pauta.

O Plebiscito é uma consulta na qual os cidadãos votam para aprovar ou não uma questão, sendo uma oportunidade para que milhões de brasileiros expressem a sua vontade política. Segundo as leis brasileiras, somente o Congresso Nacional pode convocar um Plebiscito.

Uma das expectativas do movimento é superar a votação do Plebiscito da ALCA, que em 2003 teve a participação de pelo menos 13 milhões de pessoas que disseram “não” a tentativa de implantação da Área de Livre Comércio das Américas.

A consulta popular acontecerá entre os dias 1º e 7 de setembro de 2014. A população em todo o país deverá responder a uma única pergunta: “Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?”.


Fonte: CUT-PA


Notícias Relacionadas