Notícias

home » notícias

8 de Outubro de 2013 às 10:37

08/10/2013 - CUT Roraima declara apoio e solidariedade a greve dos bancários


CUT Roraima: Nosso profundo apoio e solidariedade à greve dos bancários

(Boa Vista-RR) - A CUT RR vem a público manifestar seu profundo apoio e solidariedade à greve dos Bancários no Estado de Roraima, que nesta sexta-feira completa 16 dias. Parabeniza cada bancário pela coragem, ousadia e espírito de luta travada nesse momento contra os interesses dos banqueiros (bilionários), maior expressão do capitalismo selvagem que vê em cada trabalhador apenas um instrumento para obter e ampliar seus extraordinários lucros, que no último período (junho 2012 a junho 2013) alcançou a cifra de 59,7 bilhões.

Não podemos nos silenciar diante da dominação financeira em curso, refletida na alta concentração no setor, onde os 6 maiores bancos detém 80% do mercado. Ademais, a rentabilidade do Sistema Financeiro (SF) no Brasil, continua a maior do mundo; os altos juros; as aplicações indexadas à Selic e o Spread bancário são muito superiores aos praticados internacionalmente; aliados a isso está a cobrança de tarifas. Que significa mais comida para “engordar os gatos gordos” do Sistema. Essa realidade é refletida na brutal concentração da renda e riqueza, portanto, os bancos seguem aprofundando as desigualdades no país. Sendo necessário impor limites a acumulação sem limites.

Na contramão os banqueiros intensificam a rotatividade; demitem os trabalhadores mais antigos e com salários maiores e admitem novos em menor proporção com salários inferiores. Eliminam postos de trabalho (cerca de 7 mil demissões). Aumentam a terceirização, sinônimo de precarização das relações de trabalho, calcado na maior intensidade da jornada, adoecimento e redução dos direitos. Inclusive banqueiros querem a aprovação do PL 4330 da terceirização, que significa a regulamentação da exploração.

A CUT RR reconhece a importância do Sindicato dos Bancários em Roraima, enquanto referência e modelo de organização para os trabalhadores em geral. Entidade fundadora da CUT e participante ativa na condição de filiada, o Sindicato mantém laços comuns que é a defesa dos interesses imediatos e históricos da Classe Trabalhadora. Logo, a CUT oferece e disponibiliza apoio incondicional à greve e a toda categoria.

Manifestamos publicamente nossos parabéns ao Sindicato e a todos os bancários pela organização e condução da greve, que é um instrumento legítimo e legal, conforme determina a Lei 7.783. Por isso, conclamamos toda sociedade a solidarizar-se a luta dos bancários; a greve é de responsabilidade dos presidentes da Fenaban (Murilo Portugal), do Itaú (Roberto Setúbal), Bradesco (Luiz Carlos Trabuco), Banco do Brasil (Aldemir Bendine), da Caixa Econômica Federal (Jorge Hereda), Santander (Jesús Zabalza) e do HSBC (André Brandão) por fecharem o processo de negociação ao ignorarem a pauta de reivindicações dos trabalhadores.

Boa Vista/RR, 04 de outubro de 2013.

A Direção

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES EM RORAIMA – CUT/RR


Notícias Relacionadas