Notícias

home » notícias

7 de Abril de 2014 às 23:00

08/04/2014 - Quadro de Apoio do Banco da Amazônia quer que Seeb/Pará mantenha ação coletiva


1---Reunião-com-Quadro-de-Apoio-do-Banco-da-Amazônia(Belém-PA) - O Sindicato dos Bancários do Pará reuniu com os empregados e empregadas do Quadro de Apoio (QA) do Banco da Amazônia para discutir os desdobramentos da Ação Civil Pública movida pela entidade sindical contra o banco, onde reivindica o pagamento de danos materiais e morais aos funcionários pertencentes ao QA, além de pleitear a participação nos processo seletivos internos.

A primeira decisão da Justiça do Trabalho, publicada no dia 05 de dezembro de 2013, extinguiu a ação promovida pela entidade, pois a Juíza entendeu que o sindicato não teria legitimidade para pleitear de forma coletiva os objetos desta ação. Após o Sindicato recorrer desta decisão, o Tribunal Regional do Trabalho manteve a sentença de primeiro grau.

A assessoria jurídica do Sindicato, através da Dra. Mary Cohen, esclareceu aos participantes da reunião que, diante desse cenário, haverá duas possibilidades de continuar pleiteando os direitos da categoria:

1. Interpor Recurso de Revista, o que significa que o Sindicato recorreria ao Tribunal Superior do Trabalho – TST, com o intuito de questionar o julgamento do TRT;

2. Desistir da ação coletiva e ingressar com ações individuais, em favor de cada funcionário do quadro de apoio, sob a assistência do sindicato.

2---Reunião-com-Quadro-de-Apoio-do-Banco-da-AmazôniaApós muito debate, os empregados e empregadas do Quadro de Apoio do Banco da Amazônia decidiram que o Sindicato mantenha a ação coletiva em defesa dos trabalhadores.

O Sindicato irá recorrer da decisão do Tribunal, após a publicação da decisão do Tribunal.

“Após anos de muita luta e sem o reconhecimento do banco para corrigir a injustiça e a discriminação com os empregados do Quadro de Apoio, agora é preciso avançar na luta através da ação judicial, pois todos os trabalhadores do banco indiscriminadamente merecem respeito”, afirma Sérgio Trindade, diretor do Sindicato e membro do Quadro de Apoio do Banco da Amazônia.

Na reunião com o Quadro de Apoio o Sindicato foi representado pelo vice-presidente Marco Aurélio Vaz e dos diretores Cristiano Moreno e Sérgio Trindade, todos empregados do Banco da Amazônia, e também pelo diretor Gilmar Santos.


Fonte: Bancários PA


Notícias Relacionadas