Notícias

home » notícias

7 de Julho de 2014 às 09:11

07/07/2014 - Bancário Luiz Gushiken vira nome de avenida em São Paulo


Crédito: Seeb São Paulo 
Avenida Luiz Gushiken. Esse deve ser o nome da nova via que fica na confluência da Estrada do M'Boi Mirim com a Rua Daniel Klein, até a Avenida Guido Caloi, no Distrito Jardim São Luis, zona sul de São Paulo. A homenagem veio de projeto de lei do vereador Antonio Donato, do Partido dos Trabalhadores, aprovado na quarta-feira 2 pela Câmara Municipal de São Paulo. O PL 9/2014 segue agora para sanção do Executivo. 

"Uma via para desafogar o trânsito e melhorar o acesso da população da zona sul, na região da estrada do M'Boi Mirim. Certamente, Gushiken, que dedicou sua vida à luta pelas causas dos trabalhadores e pelos menos favorecidos, estará muito contente com a homenagem", afirma a presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Juvandia Moreira. 

A via 

Com extensão de aproximadamente 3.200 metros, a futura via faz parte do plano de melhoramento viário do Córrego da Ponte Baixa, compromisso do prefeito Fernando Haddad durante sua campanha eleitoral. Consiste na canalização e alargamento da avenida, além de outras benfeitorias, como uma ciclovia, e contou com recursos do governo federal e da Prefeitura de São Paulo. 

A aprovação do projeto se deu no mesmo dia em que parte do futuro complexo viário foi aberto ao trânsito. "Essa é uma justa homenagem a um grande brasileiro, que dedicou sua vida a lutar pela melhoria da vida do nosso povo. Ainda mais simbólico que seja batizando uma via de grande importância para São Paulo e que vai beneficiar a população mais pobre da zona sul da cidade", comentou Donato, logo após a aprovação do projeto. 

Samurai 

Gushiken morreu em 13 de setembro, após lutar por cerca de doze anos contra um câncer. Presidiu o Sindicato em 1985 e atuou ativamente contra a ditadura militar e em defesa da categoria. Funcionário do antigo Banespa, privatizado no governo FHC e vendido ao Santander, sucedeu Augusto Campos na direção da entidade, no processo de redemocratização do país, e comandou uma greve nacional que paralisou 700 mil bancários. 

Iniciou sua trajetória como cipeiro, atuando na defesa dos direitos dos banespianos. Em 1986 elegeu-se deputado constituinte e ajudou a construir a Constituição Cidadã de 1988, atualmente em vigência no país. 

Ex-ministro da Comunicação Social do governo Lula e fundador do PT, travou ainda uma longa batalha contra a revista Veja, que o acusou sem provas de envolvimento no processo do mensalão. Foi absolvido e em março de 2014 a publicação foi condenada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo a pagar aos familiares de Gushiken indenização de R$ 100 mil. 

O ex-presidente do Sindicato também foi homenageado pela prefeitura de Santo André, município do ABC paulista. Em 16 de março foi inaugurado o Cesa Parque Andreense Luiz Gushiken. É o 11º Centro Educacional de Santo André e o maior da cidade. 


Fonte: Seeb São Paulo

Notícias Relacionadas