Notícias

home » notícias

1 de Novembro de 2013 às 14:43

01/11/2013 - Assinado o ajuste preliminar ao ACT 2013/2014 do Banco da Amazônia


Click on the slide!(Belém-PA) - O Sindicato dos Bancários do Pará, Contraf-CUT e Fetec-CUT Centro Norte assinaram nessa quarta-feira, 30 de outubro, o ajuste preliminar ao Acordo Coletivo de Trabalho 2013/2014 e ao Acordo de PLR para o mesmo período.

Dessa forma fica garantida a vigência das cláusulas do ACT 2012/2013 até a assinatura do novo acordo, assim como a validade das propostas apresentadas pelo Banco da Amazônia aprovadas na assembleia do dia 22/10, a qual encerrou a greve de 34 dias no banco. Ainda não há previsão de data para a assinatura do novo ACT construído nessa Campanha Nacional.

Uma nova reunião entre as partes ficou agendada para o próximo dia 8 de novembro, onde o banco apresentará seu projeto de gestão para a área de Recursos Humanos, momento em que as entidades sindicais retomarão as discussões sobre a atualização do Plano de Cargos e Salários.

“A assinatura desse documento nos respalda juridicamente na relação trabalhista com o banco e nos dá a garantia do cumprimento das cláusulas do atual e do novo acordo coletivo que assinaremos com o Banco da Amazônia”, afirma a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

“Agora vamos retomar os debates sobre o PCS, Plano de Saúde e outras demandas específicas da categoria no Banco da Amazônia em mesa permanente de negociação, e a participação dos empregados e empregadas do banco nesse processo será fundamental para podermos avançar em nossas reivindicações”, destaca o vice-presidente do Sindicato e empregado do banco, Marco Aurélio Vaz.

Assinatura do Ajuste Preliminar com o Banco da AmazôniaParticiparam da reunião pelo Sindicato a presidenta Rosalina Amorim, o vice-presidente Marco Aurélio Vaz e o diretor jurídico Cristiano Moreno; o secretário de organização da Contraf-CUT Miguel Pereira, o vice-presidente da Fetec-CN Sérgio Trindade e a advogada do Sindicato, Dra. Adrissa Mello. Pelo Banco da Amazônia participaram o diretor da DIREC Wilson Evaristo e a gerente da GERUH Edwiges Lemanski.

Veja o que fica garantido com o ajuste preliminar:

- Adiantamento das diferenças salariais referentes aos meses de set e out/2013 será creditado nessa sexta-feira 1º/11/2013;

- Adiantamento de R$ 500,00 (PLR) – a ser creditado também nessa sexta-feira 1º/11/2013 (porém, caso o banco apresente prejuízo no exercício 2013, o valor deverá ser descontado do trabalhador);

- Pagamento das diferenças dos tíquetes e cesta-alimentação referentes aos meses de setembro, outubro e novembro, mediante crédito em cartão eletrônico, a ser processado nessa sexta-feira 1º/11/2013;

As diferenças decorrentes de conversões de licença-prêmio, abono assiduidade, férias, 1/3 constitucional de férias, auxílio-creche/babá, adicional noturno, quebras e riscos, serão pagas na folha de novembro.

 

> Clique aqui para ler o ajuste preliminar ao ACT

> Clique aqui para ler o ajuste preliminar de PLR

 

Fonte: Bancários PA e Contraf-CUT


Notícias Relacionadas