Notícias

home » notícias

1 de Outubro de 2013 às 11:01

01/10/2013 - Bancários de MT em greve forte 13 dias de luta - partilhar é possível!


(Cuiabá-MT) - Os bancários somam 13 dias de mobilização forte em Mato Grosso e em todos os Estados do país. Somente ontem (30) foram 207 agências em greve no Estado. A tendência é que aumente a adesão nos municípios do interior. Entramos na terceira semana seguindo exatamente a trajetória da semana passada: muito forte e crescendo em todo o país. Estão paralisados nos 26 estados e no Distrito Federal 10.822 agências e centros administrativos.

 Os bancários estão firmes na greve nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Poconé, Cáceres,  Campo Novo do Parecis, Lucas do Rio Verde, Nobres, Chapada dos Guimarães, Santo Antonio do Leverger, Rosário  Oeste, Tangara da Serra, Sinop, Sorriso, São José dos Quatro Marcos, Rio Branco, Vila Bela da Santíssima Trindade, Nova Mutum, Alta Floresta, Barra do Bugres, Pontes e Lacerda, Mirassol D’ Oeste, Arenápolis, Juína, Comodoro, Nortelândia, Araputanga, Nova Olimpi, Jauru, Nova Ubiratã, Juara, Tapurah, Guarantã do Norte, Rondonópolis, Pedra Preta, Campo Verde, Jaciara, Alto Araguai, Alto Taquari, Guiratinga, São Felix do Araguaia, Confressa, Ara Garças, Barra Do Garças, Torixoréo, Bom Jardim, Água Boa, Xavantina e Campinápolis.

 Fim da greve

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT), José Guerra, quem definirá o fim da greve serão os bancos que até o momento só priorizam os bilhões de lucros e desvalorizam a população. “Já caminhamos para o 13º dia e nenhum sinal dos bancos para negociarmos. Estamos disponíveis para dialogar com a Fenaban, mas o que recebemos até agora é descaso. Queremos mais segurança nos bancos, mais contratações, melhores condições de trabalho, valorização, entre outros. Nossa luta é para beneficiar toda população”, diz.

Reivindicações

As principais reivindicações dos bancários são mais segurança nos bancos, mais contratações, reajuste salarial de 11,93% (5% de aumento real além da inflação), melhores condições de trabalho, com o fim das metas abusivas e do assédio moral que adoece os bancários, fim das demissões, , aumento da inclusão bancária, combate às terceirizações, especialmente ao PL 4330 que precariza as condições de trabalho, além da aplicação da Convenção 158 da OIT, que proíbe as dispensas imotivadas.

Café da manhã – partilhar é possível!

O café da manhã da greve dos bancários foi realizado hoje (1º). Após reunião de avaliação, os bancários definiram realizar a mobilização em frente ao Bradesco, Centro. O objetivo foi fazer a partilha do café da manhã para todos os bancários e população para demonstrar aos banqueiros que partilhar é possível.

Fonte: Seeb/Mato Grosso


Notícias Relacionadas