Notícias

home » notícias

3 de Dezembro de 2020 às 08:06

Sindicato presente no 3° Encontro Regional Norte da Juventude da CUT


Nos dias 24 e 25 de novembro de 2020 ocorreu o 3° Encontro Regional Norte da Juventude da CUT, que devido à pandemia foi realizado por meio de plataforma digital. O Sindicato dos Bancários do Pará marcou presença no evento e deu sua contribuição para fortalecer a participação da juventude no movimento sindical.

O Encontro faz parte do Projeto “Educação Sindical e Organização de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras no Brasil”, que propõe organizar, sindicalizar e formar a juventude trabalhadora no Brasil para ocupar seu espaço, se posicionar e lutar pelos direitos da classe trabalhadora, especialmente na atual conjuntura de reforma trabalhista e previdenciária, que retiram direitos trabalhistas e afetam, principalmente, os jovens trabalhadores.

A etapa nacional do Projeto ocorreu entre os dias 25 a 27 de agosto de 2020, seguido de quatro seminários temáticos e dos encontros regionais. A importância dos encontros regionais aumenta pelo fato de que a realidade na qual a juventude trabalhadora vive no país sofre alteração de acordo com as regiões, tendo em vista que o Brasil possui realidades completamente diferentes em cada uma delas.

O objetivo desse encontro foi debater formas de aproximar o sindicalismo CUTista da juventude trabalhadora e ampliar a participação de jovens nas estruturas sindicais.

“É de extrema importância que participemos desses espaços, pois a realidade da classe trabalhadora é diversa e, por isso, é necessário debatermos e lançarmos propostas a partir das diversas realidades da juventude que compõe a classe trabalhadora. Especialmente, nesse momento de ataque aos direitos dos trabalhadores das mais diversas formas, a começar pelo processo de precarização das relações de trabalho que afeta, principalmente, a juventude nas mais diversas categorias, inclusive a bancária”, destaca a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Tatiana Oliveira.

“Nesse projeto da CUT, temos debatido a importância e os desafios de aproximar a juventude dos seus sindicatos e dos debates acerca da realidade atual das relações de trabalho. São debates necessários e urgentes e que, com toda certeza, estamos dispostos a fazê-los e colocá-los em prática, sempre visando uma melhor organização sindical e de luta para combatermos os ataques aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras”, afirma Suzana Gaia, diretora de Relações Sindicais e participante do encontro.

Fonte: Bancários PA