Notícias

home » notícias

16 de Março de 2023 às 07:32

Demissões e fechamento de agências do Itaú: SEEB-MT e bancários/as protestam em Cuiabá


Contra as arbitrariedades do banco Itaú, bancários e bancárias juntamente com o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) realizaram um ato na agência da Barão de Melgaço, em Cuiabá, nesta quarta-feira (15). Houve diálogo com a população, reunião com os trabalhadores e o retardamento da abertura do banco para marcar o Dia de Luta Regional. Entre as questões estão as demissões, fechamento de agências e prática de assédio por parte do Itaú.

O diretor de Formação Político Sindical, Socioeconômica e Pesquisa do SEEB-MT e funcionário do Itaú, Natércio Brito, observa que todos sofrem com as arbitrariedades do banco. “Com as demissões, a população sofre com a demora no atendimento e os trabalhadores sofrem com sobrecarga de trabalho e a insegurança de pensar que podem ser demitidos. Isso é resultado da ganância do Itaú que mesmo lucrando 30 bilhões em 2022 continuam desrespeitando os bancários e bancárias com pressões e assédios”.

A secretária de Assuntos de Saúde e Condições de Trabalho do SEEB-MT, Italina Facchini, destaca que o banco deve priorizar a saúde de seus funcionários e não manter a política de demissões e pressões. “Com as demissões e fechamento das agências, os trabalhadores sofrem as consequências, vivem com o risco do adoecimento causado pelas ameaças e assédios. Chega de demissões, queremos mais emprego e qualidade de vida para os bancários e bancárias”.

O  Secretario de Assuntos intersindicais e Sociais do SEEB-MT, João Luiz Dourado, explica que o banco vem intensificando as demissões e aumentando as pressões para o cumprimento de metas. “Fizemos este ato para dialogar com a população sobre o que os bancários e bancárias estão sofrendo dentro das agências: ameaças de demissões, pressões para atender o banco e sobrecarga de trabalho. Chega de desrespeito, Itaú!”.

O SEEB-MT realizou debate com os clientes na porta da agência. Confira a Carta Aberta entregue à população para a realização do protesto:


Carta aberta à população

Itaú: chega de desrespeito!

Contra as demissões de funcionários/as e o fechamento de agências, que hoje (15/03) os bancários/as junto com o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) realizam o Dia Regional de Luta contra as arbitrariedades do Itaú.

Protestamos contra o alto nível de demissões que vem ocorrendo desde janeiro deste ano: até agora já foram mais de 50 demissões na base da Federação dos Trabalhadores em Empresa de Crédito do Centro Norte (Fetec/CN). Esta ação resulta em longas filas para atendimento e sobrecarga de trabalho para os bancários/as que ainda lidam com as cobranças de cumprimento de metas.

Ao mesmo tempo em que o banco comemora 30 bilhões de lucro em 2022, os bancários e bancárias sofrem com a insegurança dos empregos e aumento das pressões.

 Itaú, chega de desrespeito! O banco segue com as demissões e fechamento de agências enquanto a população sofre com o maior tempo de espera por atendimento. Chega de sobrecarga de trabalho!

Por estes motivos, realizamos este ato para cobrar do banco ações que valorizem as pessoas e não os lucros!

#oitaúnaorespeitaseusclientes


Notícias Relacionadas