Notícias

home » notícias

1 de Setembro de 2023 às 08:13

Com o tema Funcef, Sindicato inicia ciclo de debates com aposentados


O Sindicato deu início, nesta quarta-feira (30), ao ciclo de debates que promoverá sobre assuntos de interesse das bancárias e dos bancários aposentados. Neste primeiro encontro, realizado no Teatro dos Bancários, o fundo de pensão dos funcionários da Caixa (Funcef) foi o tema abordado, com informações e esclarecimento de dúvidas.

Os diretores eleitos da Funcef Jair Pedro, de Benefício, e Rogério Vida, de Administração e Controladoria, apresentaram palestras acerca da “Panorâmica sobre a situação financeira da Funcef/retirada de patrocínio” e do “Bloqueio dos pagamentos da equalização ou dilatação dos prazos (ação das mulheres pré-78)”.

Na abertura do encontro, o secretário de Aposentados do Sindicato, José Wilson, destacou: “Nossa luta em defesa dos direitos e de melhor qualidade de vida do trabalhador é permanente”. Ele esclareceu que o Sindicato está realizando esse ciclo de debates porque quer desenvolver uma nova política de relacionamento com o segmento de bancários aposentados. E informou que os próximos debates – todos os encontros são abertos aos bancários da ativa – discutirão Previ e Cassi (BB) e Regius (BRB). “Esse é o papel do Sindicato, trazer o trabalhador e o aposentado para participar de suas atividades, das suas lutas, para buscar a solução dos seus problemas. Venham debater com a gente”, enfatizou.

“Queremos ter mais qualidade de vida. Aposentadoria não é inatividade”, endossou Marlene Dias, aposentada da Caixa, ex-diretora do Sindicato e ex-presidenta da AEA-DF. E lembrou: “Nós somos aposentados da Caixa, mas continuamos ativos. Não deixem que falem por vocês”.

Marlene, que coordenou o primeiro debate, também alertou sobre a importância da unidade da categoria e ressaltou que a Secretaria de Aposentados do Sindicato, da qual ela já esteve à frente, está à disposição de todos. “Venham tirar suas dúvidas”, frisou.

Destaques

Jair Pedro falou sobre a incorporação do REB ao Novo Plano, que é um processo antigo, e como foi a criação do Novo Plano em 2006. “Temos um grupo de colegas, estamos trabalhando incansavelmente junto com a Previc, com a Caixa e com as autoridades para fazer a junção”, explicou. Outros pontos levantados foram o equacionamento (déficits ocasionados em 2013, 2014 e 2015), os passivos e as ações judiciais.

Ele também falou das ‘Mulheres Pré-79’, as bancárias que entraram na Caixa antes desta data. À época, havia uma discriminação: quando elas se aposentavam recebiam 10% a menos que os homens. O STF reconheceu nos anos 2005 e 2006 o direito delas à isonomia. “A Funcef vem, de acordo com a sua capacidade, fazendo os ajustes, pagando as indenizações, melhorando os benefícios”, comentou o diretor eleito da Funcef.

“Somos os verdadeiros donos da Funcef”, ressaltou Rogério Vida. Ele abordou os resultados do primeiro semestre de 2023 e, também, os grandes números da Funcef, além dos resultados das aplicações e dos planos que são deficitários. Foram apresentados o percentual de adesão e de contribuição, número de participantes, ações previdenciárias e FIP (Fundo de Investimento em Participações).

“De uma forma extremamente aberta, nós viemos trazer informações, tirar dúvidas e debater questões que são extremamente pertinentes com os participantes, que souberam aproveitar a oportunidade”, pontuou o diretor de Administração da Funcef.

Fonte: Da Redação


Notícias Relacionadas