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6 de Fevereiro de 2023 às 07:59

Sindicato reúne com DERED Caixa e apresenta diversas demandas do Pará


Solucionar diversas questões relacionadas à infraestrutura e logística de unidades de trabalhos, rede de atendimento do Saúde Caixa, gestão de pessoas e, especialmente, a insalubridade na agência da Caixa em Cametá.

Esses foram os eixos de debate apresentados pelo Sindicato dos Bancários do Pará à Diretoria Executiva de Rede de Varejo e Adimplência da Caixa (DERED), em Brasília, durante uma telereunião solicitada pela Coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados do Banco (CEE/Caixa) e realizada na sexta-feira (3).

Participaram da reunião a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Tatiana Oliveira e a diretora Cristiane Aleixo, ambas bancárias da Caixa; a Coordenadora da CEE/Caixa, Fabiana Uehara; o diretor da DERED/Caixa, Matheus Neves Sinibaldi, além de Renata Dias de Faria, Carlos Roberto Babo Junior e Edgar Vieira Soares, que integram a referida diretoria.

Infraestrutura e logística

O Sindicato informou que houve diversos problemas relacionados à precariedade de sistemas de refrigeração, falta de água, em unidades da Caixa em todo o Pará ao longo de 2022 e registrou que ainda persiste problemas em 4 unidades do estado, com monitoramento constante pela entidade. Duas agências em Belém com refrigeração precária e duas agências em Marabá com problemas, uma delas padece com falta de água constante e a outra possui uma copa incompativel com o número de empregados e demais contratados.

“O Sindicato propôs a elaboração de um protocolo para ser seguido pelos gestores de unidades diante de adversidades desse tipo e também que seja checada a situação dos contratos de manutenção no estado, pois são contasntes os relatos de que o chamados não são tratados, sendo necessárias diversas reiterações”, afirma a diretora do Sindicato e empregada da Caixa, Cristiane Aleixo.

Saúde Caixa

Enquanto a Caixa trabalha para reestruturar sua área de pessoas e a rede de atendimento do Saúde Caixa, o Sindicato apresentou como proposta emergencial a utilização da rede credenciada da Cassi e/ou Unimed em regiões com poucos credenciados, como Santarém e Marabá, para garantir alguma melhoria no atendimento do Plano de Saúde da Caixa no Pará, o que deve ser encaminhado pelo DERED para à área gestora para análise.

Gestão de pessoas

Outras propostas apresentadas pelo Sindicato foram para combater diversas práticas de assédio moral, como os descomissionamentos arbitrários que têm sido observados na Caixa em território paraense, além de cobranças excessivas, como os sprints diários. A Dered informou que a ferramenta está suspensa no momento, porém o Sindicato informou que a orientação da atual direção da empresa não vem sendo seguida, pois os sprints vem sendo cobrados por fora do sistema, com outro nome (movimento).

Caixa Cametá

O Sindicato formalizou uma série de denúncias sobre as condições de trabalho e atendimento da população da agência da Caixa em Cametá, no nordeste do Pará. Diante das demandas da entidade sindical, a DERED se comprometeu a, ainda em fevereiro, enviar uma equipe para realizar visita técnica nesta agência e avaliar as principais ações que possam resolver a superlotação diária na unidade.

“O Sindicato propôs que seja elaborado pela Caixa um plano de curto e médio prazo para resolver a situação que se arrasta há anos, dentre as medidas, defendemos que seja dobrado o número de funcionários, realizando o funcionamento por turnos, além da abertura de mais agências na região, pois o ritmo de trabalho imposto aos empregados e empregadas da unidade é adoecedor e desrespeitoso com a população da região, já que a agência atende a demanda de 5 municípios”, destaca a presidenta do Sindicato e empregada da Caixa, Tatiana Oliveira.

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Novo encontro

O Sindicato e a DERED Caixa farão uma nova reunião na semana de 13 até 17 de fevereiro, para dar continuidade aos debates e encaminhar soluções aos problemas apresentados.

 

Fonte: Bancários PA


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