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3 de Março de 2022 às 08:25

Sindicato cobra do BRB medidas para evitar aglomeração em agências


Preocupada com o bem-estar e a segurança dos funcionários e clientes, a diretoria do Sindicato tem cobrado constantemente junto à direção do BRB o fortalecimento dos protocolos sanitários para evitar aglomerações e, consequentemente, a disseminação do coronavírus nas agências.

A razão é que, no último período, houve um aumento expressivo no número de pessoas que procuram diariamente as agências. Isso porque desde o final do ano passado, cumprindo seu papel social, o BRB tem sido a instituição financeira responsável por entregar à população em situação de vulnerabilidade social os cartões de benefícios como Prato Cheio e Cartão Gás, por exemplo, iniciativas do Governo do Distrito Federal (GDF) para amenizar os impactos da crise sanitária e socioeconômica aprofundada em meio à pandemia.

Em média, são entregues por dia mais de 200 cartões nas agências mais movimentadas do BRB, sendo que em algumas delas estima-se que chega a 3.000 o número de cartões disponíveis para entrega.

Entretanto, em meio à falta de planejamento, os bancários e clientes tornam-se vulneráveis a contaminações devido às extensas filas, à movimentação intensa no interior das agências, à dificuldade de manter o distanciamento social, bem como à falta de funcionários.

De acordo com a diretora da Federação dos Bancários do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) Samantha Sousa, este é um cenário que já era esperado, diante do déficit que existe atualmente no quadro de empregados do BRB. Samantha explica que, apesar das convocações mais recentes de 570 aprovados do último concurso de 2019, um estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apontou que, considerando que diversos profissionais deixaram o BRB com o último Plano de Demissão Voluntária (PDV) e que mais 200 bancários já se aposentaram, existe hoje, em média, um desfalque de cerca de 400 empregados.

O BRB informou ao Sindicato que está revendo os processos e a expectativa agora é que haja, de fato, novas contratações para integrar o quadro de funcionários do banco no próximo período. “O Sindicato tem mantido mesas de negociações frequentes junto à direção do BRB, e temos cobrado medidas necessárias e urgentes para melhorar o processo de entrega dos cartões à população. Queremos cumprir com excelência o papel social do banco, mas para isso é essencial criar ações para proteger a vida dos bancários e clientes”, concluiu Samantha.

Leidiane Souza
Colaboração para o Seeb Brasília


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