Notícias

home » notícias

27 de Fevereiro de 2024 às 17:13

Fetec-CUT/CN participa de ato de assinatura de acordo aditivo dos bancários do BNB


Os funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) garantiram nesta segunda-feira (26), importantes conquistas com um aditivo ao acordo coletivo. O termo foi assinado na sede administrativa do Passaré, em Fortaleza, entre a direção do Banco e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), que foi assessorada pela Comissão Nacional dos Funcionários do BNB. O presidente Cleiton dos Santos Silva participou do ato de assinatura representando a Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN).

Antes da assinatura, Cleiton esteve no Sindicato dos Bancários do Ceará, onde participou de reunião da Comissão de empregados do BNB que deu posse ao novo coordenador da comissão, Robson Luiz (na foto abaixo). No evento, o presidente da Fetec-CUT recebeu de seu colega da Federação dos Bancários do Nordeste, Carlos Eduardo Bezerra Marques, um exemplar do livro "30 anos Fetrafi NE-Luta e Transformação na Representação Sindical do Ramo Financeiro". 

 

O aditivo do acordo coletivo do BNB garante a redução da jornada para pais de filhos com deficiência, fruto da mesa de negociação permanente entre as entidades e o Banco, entre outras demandas. A partir de agora, especialistas técnicos ou especialistas bancários de tecnologia da informação  (TI) que ficarem de sobreaviso, nos períodos fora de sua jornada normal de trabalho, também terão assegurado o pagamento de adicional de sobreaviso equivalente a um terço das horas do salário contratual. O acordo foi aprovado em assembleia realizada no dia 22, de forma virtual, com o apoio de 98,48% dos participantes em todo o país.

O presidente do BNB, Paulo Câmara, destacou a importância dos direitos garantidos nesse aditivo. “Estamos fazendo o que é preciso fazer da maneira mais adequada”, disse. O vice-presidente da Contraf-CUT, Vinícius Assumpção, ressaltou que esse é o primeiro aditivo assinado nesse sentido, destacando a redução da jornada. “Essa é uma conquista da mesa de negociação e deve ser muito valorizada, pois é importante para toda a representação dos funcionários”.

A integrante da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB, Carmen Araújo, lembrou que “há muito tempo negociamos a redução da jornada de pais e mães com crianças com deficiência, e essa foi uma conquista muito relevante para todos funcionários e funcionárias. Na questão do sobreaviso, que agora passa a atender ao pessoal da TI, com certeza vai voltar a ser discutido na mesa de negociação para atender a outras áreas que também precisam desse benefício”.

Além da assinatura do aditivo foi instalada também a Comissão Paritária para rediscutir o Plano de Cargos e Remuneração (PCR), que é outra conquista da mesa permanente de negociação. Para a comissão, foram indicados os funcionários João Batista e Luana Araújo, pelo BNB, e os sindicalistas Carmen Araújo (CE) e Robson Araújo (PB), pela Contraf-CUT/Comissão Nacional.

Fonte: Seeb/CE, Contraf-CUT e Fetec-CUT/CN


Notícias Relacionadas