Notícias

home » notícias

28 de Março de 2024 às 10:57

Eleição na Previ começa dia 12 de abril. Fetec-CUT/CN apoia Chapa 1 “Previ para os associados”

Conheça as propostas do grupo que defende os interesses das associadas e associados na Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil


Os associados da Previ (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil) vão às urnas entre os dias 12 e 24 de abril para eleger seus representantes na Diretoria de Seguridade e em parte do Conselho Deliberativo, do Conselho Fiscal e dos conselhos consultivos do Plano 1 e do Previ Futuro. A Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) apoia a Chapa 1 – Previ para os Associados, encabeçada pelo atual diretor de Seguridade Wagner Nascimento, que tem como lema “Nossa Previ segura e no caminho certo”.

"Wagner Nascimento e os demais integrantes da Chapa 1 têm o compromisso de dar continuidade à excelente gestão dos últimos tempos, que tornou a Previ não apenas o maior como o mais sólido fundo de pensão da América Latina, responsável pela implementação de uma governança que é hoje referência para todo o sistema de previdência complementar no Brasil, em que o associados têm participação efetiva na gestão e garantem transparência, democracia, eficiência e equilíbrio dos planos de benefícios", afirma Cleiton dos Santos Silva, presidente da Fetec-CUT/CN, que é associado da Previ.

“A chapa 1 tem histórico de atuação na Previ, que se mantém segura e estável ao longo dos anos, a despeito da conjuntura econômica mundial e nacional, como provam os resultados dos planos da entidade“, acrescenta a coordenadora da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), Fernanda Lopes, ligada à Contraf-CUT.


O último resultado dos planos, divulgado no início de março, mostrou que, em 2023, o Plano 1, atingiu o maior superávit (R$ 14,5 bilhões) dos últimos dez anos, enquanto o Previ Futuro fechou o ano com rentabilidade acumulada de 16,1% ao ano, quase o dobro da meta de referência de 8,5%.

Leia também: Previ BB tem o melhor resultado em dez anos

“Esses números são o resultado do modelo de governança da Previ, composta pelos próprios associados dos planos e por um quadro técnico de qualidade. Queremos que esta gestão continue sólida e confiável, para que as associadas e associadas tenham tranquilidade e confiança numa aposentadoria digna, direito a todos nós, trabalhadores e trabalhadoras do BB”, completa Fernanda Lopes. 

Veja a seguir as propostas da Chapa 1 – Previ para os Associados:

Plano 1

•             Cobrar do BB a integralização de reservas matemáticas referentes às verbas P210 e P220 e aquelas em virtude de demandas judiciais trabalhistas.
•             Criar programa de assessoramento na gestão dos benefícios dos associados com a participação de seus familiares.
•             Manter a estratégia de ajuste de rentabilidade e vencimento dos ativos com compromissos de longo prazo.
•             Manter a diversificação na renda variável visando mitigar riscos

Previ Futuro

•             Diversificar investimentos e criar perfis com mais opções.
•             Revisar a Fórmula da PIP para que mudanças no Plano de Carreira do BB não prejudiquem os associados.
•             Alterar o regulamento para permitir resgate parcial de contribuições facultativas.

Capec

•             Ampliar o público da Capec com campanhas junto ao Previ Futuro e criação do Capec Família.

Previ Família

•             Ampliar e consolidar o plano com crescimento da base de associados e ativos.

Empréstimos

•             Agilizar a utilização do FGTS para amortizar prestações do financiamento.

Gestão

•             Melhorar a satisfação do associado em sua experiência no relacionamento com a Previ.
•             Pela filiação dos funcionários oriundos dos bancos incorporados ao Previ Futuro e pela administração dos seus planos de benefícios.
•             Pelo fim do voto de minerva no Conselho Deliberativo e a volta dos direitos do corpo social.
•             Contra a norma de “contabilização dos títulos públicos e do passivo a mercado”, que traz incerteza.
•             Manutenção da estrutura de governança paritária e do corpo técnico composto por associados dos planos e contra o PL 268 – que retira a participação dos associados na gestão.
•             Digitalização dos processos de atendimento.
•             Melhorar a comunicação com pensionistas.
•             Fortalecer a Ouvidoria.

Ambientais, Sociais, de Governança Corporativa e de Integridade (ASGI)

•             Aperfeiçoar o ranking de ASGI da Previ, propondo a criação de indicadores que mensurem a efetividade das ações nas empresas participadas.

Clique aqui para conhecer a campanha da Chapa 1, com histórico de trabalho e currículo dos candidatos.

 

 

Fonte: Fetec-CUT/CN, com Contraf-CUT


Notícias Relacionadas