Notícias

home » notícias

19 de Fevereiro de 2021 às 15:47

Bancários de Dourados e Campo Grande conseguem apoio de deputados federais contra desmonte do BB


Nesta quinta-feira (18), os Sindicatos dos Bancários de Dourados e Região e de Campo Grande e Região, que juntos representam bancários de 40 municípios do Mato Grosso do Sul, estiveram reunidos na capital do Estado com os Deputados federais Dagoberto Nogueira (PDT-MS) na parte da manhã, e com Vander Loubet (PT-MS) na parte da tarde, buscando apoio na luta contra a reestruturação do Banco do Brasil.

No mesmo dia em que o movimento sindical conseguiu importante vitória via judicial, através de liminar obtida pela Contraf-CUT que impede o Banco do Brasil de extinguir função de caixa na instituição (Clique aqui e veja), os dirigentes dos sindicatos de Dourados e de Campo Grande visitaram os parlamentares, Dagoberto Nogueira e Vander Loubet, para alertar os prejuízos da reestruturação, anunciada pelo banco no dia 11 de janeiro, como demissões, extinção de cargos e fechamento de agências.

Participaram das reuniões com os parlamentares, o presidente em exercício do Sindicato de Dourados, Raul Verão, e os diretores Joacir Rodrigues de Oliveira e João Batista dos Santos, o João Grandão, a presidente do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues, e os diretores Orlando de Almeida Filho e Luciana Rodrigues.

Para o presidente em exercício do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, Raul Verão, “defender os bancos públicos é defender o patrimônio nacional, é defender a sociedade brasileira”.

“Neste momento em que os ataques têm vindo de todos os lados, já que além de lutarmos contra o desmonte do banco que visam o seu sucateamento para que seja entregue ao capital privado, um deputado do PSDB de São Paulo apresentou PL para incluir o Banco do Brasil no pacote de privatizações do governo, mais do que nunca precisamos unir nossas forças, movimento sindical e funcionários para barrar todos esses ataques contra os trabalhadores e a sociedade em geral”. Finalizou Raul Verão.    

Clique aqui e veja: Deputado quer incluir BB no pacote de privatizações do governo

Os representantes da categoria pediram o apoio dos parlamentares nessa luta dos bancários do BB, contra a reestruturação do banco, e eles se comprometeram a estar ao lado dos trabalhadores mais uma vez.

A reestruturação representa ainda uma tentativa de enfraquecer o banco, por isso, os dirigentes sindicais também reforçaram a importância do Banco do Brasil como instituição pública. A primeira visita foi realizada ao deputado federal Dagoberto Nogueira.

“Pode ter certeza absoluta que nós vamos estar lutando contra essa reestruturação porque nós sabemos da importância que tem o Banco do Brasil nessa questão social. Todos nós precisamos do banco, e tem que ser esse banco que sempre foi em favor do pequeno produtor, do grande produtor, da produção nacional”, enfatizou o parlamentar.

Clique aqui e assista ao vídeo do Deputado Dagoberto Nogueira empenhando seu apoio

O deputado federal Vander Loubet também recebeu os dirigentes sindicais de Dourados e Campo Grande.

“Nós temos compromisso com essa agenda e temos compromisso com os bancos públicos. Sabemos o papel do Banco do Brasil e da Caixa Econômica, a importância que têm para os municípios do nosso Estado e do nosso país. São bancos de fomento, e que ajudam o agronegócio, a agricultura familiar, os servidores públicos, porque são eles que estão lá na ponta dos municípios mais pequenos. E nós temos esse compromisso de manter o banco público forte para fomentar o desenvolvimento e o crescimento desse país. Então, por isso, podem contar com meu apoio e também com a nossa articulação, com nossa experiência em Brasília, ajudando contra esse desmonte do banco público”, comentou o deputado Vander Loubet.

Clique aqui e assista ao vídeo do Deputado Vander Loubet empenhando seu apoio

O plano de reestruturação do banco prevê a demissão de 5 mil bancários em todo o país, além da extinção da função de caixa e o fechamento de 112 agências, de 242 postos de atendimento e sete escritórios.

Sindicatos buscam apoio de outros parlamentares do Estado

Os dirigentes sindicais de Dourados e Campo Grande estão agendando novos encontros com outros representantes do Estado na Câmara Federal e também no Senado para pedirem apoio e cobrarem um posicionamento em defesa dos bancos públicos e contra a reestruturação no Banco do Brasil.

Abaixo imagens das duas reuniões com os parlamentares:

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região-MS


Notícias Relacionadas