Notícias

home » notícias

7 de Julho de 2022 às 08:59

Bancárias e Bancários do SEEB-MT unem vozes contra o assédio moral e sexual nos bancos "Basta de Assédio"


Bancárias e Bancários de todo Brasil somaram suas vozes em um único grito “Basta de Assédio” para protestar contra o assédio moral e sexual nos bancos. A ação foi realizada em Cuiabá em frente a agência      com a atuação dos bancários e do sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT).

Após denúncias de assédio ocorrido na Caixa, mas sendo uma realidade em vários espaços de trabalho, os bancários se uniram para mobilizar forças para o combate a este tipo de violência e motivar as vítimas a realizar suas denúncias. O presidente do SEEB-MT, Clodoaldo Barbosa, afirma que as entidades sindicais já realizam denúncias contra os tipos de assédio que ocorrem nos bancos. “Temos que parabenizar as mulheres que tiveram coragem de fazer a denúncia. E dizer que vocês mulheres não permitam nenhum, tipo de assédio, tanto no ambiente de trabalho como em casa, assédio sexual é crime e a gente precisa dar um basta”.

Para a secretária da Mulher do SEEB-MT, Leonice de Souza, o Dia Nacional de Luta contra assédio tem o objetivo de unir forças para denunciar e combater este tipo de desrespeito. “Não podemos ver com naturalidade este tipo de abuso, de discriminação contra as trabalhadoras. Sofremos vários tipos de violência e não podemos tolerar”.

As manifestações foram desencadeadas após a divulgação na imprensa das denúncias de assédio sexual e moral que teriam sido praticadas por Pedro Guimarães, obrigando-o a pedir demissão da presidência da Caixa. De acordo com o secretário do Sindicato e empregado da caixa, Luiz Edwirges, esta realidade é inaceitável. “Não é uma realidade somente da Caixa, infelizmente em várias áreas de trabalho. Estamos aqui para dar um basta a qualquer forma de assédio sexual e moral no ambiente de trabalho”.

Pauta na Campanha Nacional

A manifestações que ocorreram em Cuiabá e em diversas partes do Brasil somam forças pela luta por valorização das mulheres trabalhadoras e está em pauta na Campanha Nacional 2022. Nesta quarta-feira (06), o Comando Nacional dos Bancários se reúne com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), para a entrega das propostas de Igualdade e Oportunidade, com o foco no combate ao assédio moral e sexual.

Além das ações nas agências, o movimento de combate ao assédio moral e sexual também esta movimentando as redes sociais com a hastag #BastaDeAssedio.


Notícias Relacionadas