Artigos

home » Artigos

16 de Março de 2015 às 23:00

BRB, um banco robusto apesar dos maus agouros


Por Antonio Eustáquio Ribeiro*

Costumeiramente ocorre de algum desavisado, ou mal intencionado, se referir ao BRB propondo que a solução seria vendê-lo, alegando que não dá retorno suficiente e que isto contribuiria para minimizar os problemas econômicos do DF. Foi assim com o professor Adolfo Sachsida, com o ex-líder do governo Rollemberg, ex-secretário do corrupto governo Arruda e neo incentivador da ruptura democrática no páis, o deputado distrital do PSDB Raimundo Ribeiro, e agora vem à tona a voz do ex-advogado do ex- governador AgneloLuis Carlos Alcoforado.

 
Em artigo publicado no último dia 13 de março, o distinto advogado defendeu veementemente a privatização do banco, bem como da CEB e da CAESB. A justificativa é a mesma dos antecessores: gerar caixa para o DF, e também em função do baixo retorno das citadas empresas tanto na prestação de serviços quanto na geração de resultados.
 
O mais engraçado, ou seria lastimável, nesta defesa inconsequente do Sr. Alcoforado, é que, durante os quatro anos do governo Agnelo, em que ele foi uma espécie de eminência parda, dando pitacos em diversas áreas do governo, e indicando ocupantes para altos cargos, ele nunca externou essa opinião. No BRB, comenta-se que o mesmo emplacou até diretor, o qual teria tido desempenho medíocre na gestão.
 
Por que será que agora o vetusto advogado mudou de opinião? Será porque perdeu a possibilidade de influir no governo e consequentemente nas empresas estatais do DF, em especial no BRB? Será porque não tem espaço para promover seus apadrinhados e nem tentar utilizar em beneficio próprio as empresas em questão?
 
As pessoas podem ter a definição ideológica que quiserem, são livres para isso. Podem defender seus pontos de vista à vontade, são livres para isso. Porém deixam de ter o respeito e perdem a moral completamente, quando se movem por conveniência conjunturale oportunista. Mudar de opinião é louvável quando se percebe que se está em um caminho inadequado, porém isto ocorre normalmente em um amplo processo de debate e de reflexão, não na velocidade em que operam os interesses inconfessáveis daqueles que buscam apenas, e sempre, se dar bem, como parece ser o caso do referido advogado.
 
Sr. Alcoforado, o BRB é robusto, tem potencial e dá retorno importante ao DF, especialmente na prestação de serviços que o sistemafinanceironega à população. Busque se informar mais sobre o papel e a importância do BRB para o DF, antes de emitir juízo de valor baseado apenas em sua tão flexível opinião sobre o papel do estado.
 
Antonio Eustáquio Ribeiro
Conselheiro fiscal do Sindicato dos Bancários de Brasília e funcionário do BRB

 


Notícias Relacionadas